Rafael Frota
--Michel Foucault
In: O corpo utópico, As heterotopias
Metamatéria é um projeto fotográfico inspirado no livro O corpo utópico, As heterotopias, transcrição de duas conferências radiofônicas de Michel Foucault em 1966. Integra a pesquisa de mestrado Metamatéria: o corpo como experiência estética, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design da EBA/UFRJ entre 2022 e 2024.
O título (do grego metá = além: aquilo que está além da matéria) é derivado de metamaterial, uma designação atribuída a certos materiais com propriedades antinaturais, o que os permite manipular ondas eletromagnéticas de modos não convencionais. A partir desse conceito, constrói-se uma relação simbólica em que, por meio da fotografia, pretende-se distorcer as características físicas do corpo, aproximando o espectador da transcendência material tão desejada por Foucault em O corpo utópico, As heterotopias: "Meu corpo é o lugar sem recurso ao qual estou condenado". Curiosamente, esse desejo também encontra ecos em Roland Barthes, que também faz parte do referencial teórico da investigação: "Ah, se ao menos a Fotografia pudesse me dar um corpo neutro, anatômico, um corpo que nada signifique".
O projeto é composto por 4 ensaios que narram um processo de dissecação poética do corpo: Metamatéria: Persona explora os simbolismos que recobrem e adornam nosso exterior; despido de toda vestimenta, Metamatéria: Flamma mostra como o amor e o sexo se manifestam por meio do toque em nossa parte mais superficial, a pele; Metamatéria: Fortuna exibe músculos, ossos, órgãos e tudo o mais que está por debaixo da pele e nos torna criaturas frágeis e finitas; por fim, Metamatéria: Anima transcende a efemeridade da carne para alcançar a eternidade da alma, estado em que nos tornamos definitivamente incorporais. Assim, cada ensaio não apenas desvela camadas físicas e metafóricas do corpo, mas também convida o espectador a refletir sobre a dualidade entre o tangível e o intangível, entre a matéria e o espírito.
Metamatéria: o corpo como experiência estética
Sobre o autor
Artista visual e designer. Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2024), pós-graduado em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá (2019), bacharel em Gravura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e técnico em Publicidade com ênfase em Direção de Arte pela Escola Técnica de Comunicação (1998). Membro do laboratório de pesquisa em fotografia PHADEC (Photography: Art, Design and Communication). Membro aderente da Red de Investigadores en Diseño da Facultad de Diseño y Comunicación de la Universidad de Palermo (Argentina). Atua desde 1998 nas áreas de Design Gráfico e Web Design. Nas Artes Visuais, dedica-se, desde 2006, à pesquisa teórico-prática sobre Fotografia Expandida e processos fotográficos históricos.
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Photography: art, design & communication:
Laboratório dedicado ao estudo da tecnologia fotográfica nos processos de subjetivação da modernidade; considerando histórias, teorias e críticas presentes na criação da imagem. Examina as questões de visibilidade, espaço, tempo e luz. Observa, a partir de Foucault, o contexto da cultura visual nas dimensões do Saber, do Poder e do Sujeito.